Pular para o conteúdo principal

Pós-modernidade: "Em favor da dúvida"

Pós-modernidade - "Em favor da dúvida"
Pós-modernidade
"Em favor da dúvida"

Ementa: Pós-modernidade. Como ter convicções sem se tornar um fanático. Relativização. Pluralização. Destino x Dúvida.

"Esperava-se que a modernidade levasse naturalmente a um mundo secular racional no qual a religião seria marginalizada e alguns chegaram a prever o desaparecimento da religião (...) A resposta, de acordo com os sociólogos Peter Berger e Anton Zijderveld, é a dúvida. Não a dúvida desconcertante do relativismo, na qual nos tornamos incapazes de qualquer decisão por nos vermos sobrecarregados com tantas opções, mas um utilização virtuosa da dúvida, que nos permite avançar com determinação e sólidas convicções morais sem nos submeter a tentação fanática de considerar inimigos todos aqueles que discordam de nós." (BERGER & ZIJDERVELD, 2012).

Slides da aula de 25/03/2018clique aqui


Referências:

AMORESE, Rubem Martins. Canaã 2000

AMORESE, Rubem Martins. Icabode: da mente de Cristo à consciência moderna. Viçosa: Ulimato, 1998.


BOTELHO, Marcos & FONTANA, Victor. Ontem esponja, amanhã peneira - o direito de ligar e desligar na sociedade da informação. Viçosa: Ultimato, 2015.

DULCI, Pedro Lucas. Canal Perguntar não Ofende (PNO), diversos podcasts. Disponível em <https://www.youtube.com/channel/UChc9Uo_wDKPyeuGLYUEkSnA> Acesso em 16mar2018.

SANDEL, Michael J.  Justiça. O que é fazer a coisa certa. 9.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

SANDEL, Michael J. O que o dinheiro não compra. Os limites morais do mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileirar, 2012.

SCHAEFFER, Francis AO sinal do cristão. Goiânia: APLIC, 1977.


Presbítero TERUSHI KAWANO

Comentários